Podemos fazer um pequeno resumo sobre a teoria de Gestalt.
Gestalt é o termo intraduzível utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Esta teoria examina os fenómenos psicológicos como um conjunto autónomo, impossível
de se dividir em partes e articulado na sua configuração, organização e lei
estrutural. Segundo esta teoria, o todo é mais do que uma simples soma das suas
partes. A percepção não funciona por somatório de partes mais pequenas dos
objectos percebidos, mas por uma totalidade, ou seja a percepção só resulta de
um somatório das suas partes. Deste modo, os objectos organizam-se perceptivelmente
numa estrutura global que determina a forma, a dimensão, a função das partes e
a relação entre elas.
Dentro da teoria, existem 3 grandes
princípios:
-Campo perceptivo- é a situação espácio-temporal, com características
constantes em todos os seus pontos, que é suporte dos fenómenos visuais. Um
filme, uma mesa, uma folha de papel, um monitor, podem ser campos perceptivos.
-Estrutura- é o
esqueleto mais simples que pode apoiar as características espaciais da forma e
a relação entre as partes. É a maneira como se organizam as partes de um todo.
-Forma- é a
zona do campo visual que se isola e assim se destaca. Temos tendência para
preencher, mentalmente, espaços abertos ou formas interrompidas, dando
continuidade virtual ao que se apresenta descontinuo.
- Continuidade
- Semelhança
- Proximidade
- Pregnância
- Fechamento
Deixo estas imagens enigmáticas para exercermos um pouco a nossa capacidade de percepção.
A Gestalt está bem presente principalmente em publicidade, desempenhando um papel fundamental para os designers, artistas, arquitectos etc.
A Gestalt está bem presente principalmente em publicidade, desempenhando um papel fundamental para os designers, artistas, arquitectos etc.
GESTALT EM PROPAGANDA
GESTALT NOS LOGOTIPOS