Gestalt e a análise das imagens



Podemos fazer um pequeno resumo sobre a teoria de Gestalt.




Gestalt é o termo intraduzível utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Esta teoria examina os fenómenos psicológicos como um conjunto autónomo, impossível de se dividir em partes e articulado na sua configuração, organização e lei estrutural. Segundo esta teoria, o todo é mais do que uma simples soma das suas partes. A percepção não funciona por somatório de partes mais pequenas dos objectos percebidos, mas por uma totalidade, ou seja a percepção só resulta de um somatório das suas partes. Deste modo, os objectos organizam-se perceptivelmente numa estrutura global que determina a forma, a dimensão, a função das partes e a relação entre elas.

Dentro da teoria, existem 3 grandes princípios:

-Campo perceptivo- é a situação espácio-temporal, com características constantes em todos os seus pontos, que é suporte dos fenómenos visuais. Um filme, uma mesa, uma folha de papel, um monitor, podem ser campos perceptivos.
-Estrutura- é o esqueleto mais simples que pode apoiar as características espaciais da forma e a relação entre as partes. É a maneira como se organizam as partes de um todo.
-Forma- é a zona do campo visual que se isola e assim se destaca. Temos tendência para preencher, mentalmente, espaços abertos ou formas interrompidas, dando continuidade virtual ao que se apresenta descontinuo.
Leis básicas da Gestalt:
  • Continuidade
  • Semelhança
  • Proximidade
  • Pregnância
  • Fechamento
Deixo estas imagens enigmáticas para exercermos um pouco a nossa capacidade de percepção.
A Gestalt está bem presente principalmente em publicidade, desempenhando um papel fundamental para os designers, artistas, arquitectos etc.

GESTALT EM PROPAGANDA

GESTALT NOS LOGOTIPOS